quarta-feira, 13 de julho de 2011

O triste acidente com o Let L-410 da Noar Linhas Aéreas

Hoje de manhã acordamos com a notícia do triste acidente que ocorreu em Recife com um Let-410. Este é o comunicado oficial da empresa:

É com pesar que a Noar Linhas Aéreas comunica oficialmente a queda de sua aeronave modelo LET 410 com prefixo PR-NOB às 06h52 minutos dessa quarta-feira, dia 13 de julho, logo após decolar do Aeroporto Internacional do Recife (PE). O avião transportava 14 passageiros e 02 tripulantes e fazia a rota Recife – Mossoró (RN), com escala em Natal (RN). Infelizmente não houve sobreviventes.
Nesse primeiro momento, a prioridade da companhia aérea é prestar todo o atendimento necessário aos familiares das vítimas. É isso o que está sendo feito com disponibilidade de transporte, hospedagem e acompanhamento de equipe multidisciplinar (psicólogos, médicos, assistentes sociais, etc).
O Comando da Aeronáutica, a ANAC e a autoridade policial já estão conduzindo as investigações pertinentes sobre o acidente. A empresa informa que as habilitações técnicas e os certificados de capacitação física dos pilotos estavam regulares.
Este é o vídeo que mostra os últimos momentos do voo:

Como em todo acidente, é leviano tecer CONCLUSÕES sem a devida investigação, e como em todo acidente, NUNCA é apenas um fator que o causou. O estudo de todos os fatores que levam a um acidente é o que faz a aviação ser tão segura, é preciso APRENDER o que aconteceu para que NUNCA mais aconteça.
Por isso me preocupa tanto quando leio isto:
O secretário de Defesa Social, Wilson Damásio, designou o delegado Guilherme Mesquita para presidir o inquérito policial que investigará a responsabilidade pelo acidente.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/07/13/noar-divulga-nota-oficial-sobre-acidente-informa-que-habilitacao-dos-tripulantes-estava-em-ordem-924889712.asp#ixzz1S2L90utz
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Apurar responsabilidades em um acidente aéreo tem que ser a última coisa a se pensar, no entanto, aqui no Brasil, parece sempre que é uma das primeiras. Quantas vezes vocês já ouviram (ou leram) sobre algum delegado indicado para presidir um inquérito policial sobre um acidente de ônibus? Qual foi o delegado indicado para presidir o inquérito da colisão de dois trens esta semana em São Paulo?
O inquérito policial é a melhor maneira de esconder evidências por medo de “ser levado a prisão”. O inquérito faz as pessoas se sentirem acuadas de falar a verdade, a tão esperada verdade que pode salvar tantas vidas no futuro.
Quando é que vamos aprender? Deixem a CENIPA trabalhar pelo bem do nosso futuro.
Curiosidades sobre o Let-410: De acordo com a  Wikipedia, na parte de histórico de acidentes, ocorreu este ano no mesmo dia 14 de Fevereiro, um acidente em Honduras e outro no Congo. Acho que nunca ouvi falar de acidentes no mesmo dia com um mesmo tipo de aeronave.

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